Como ensinar aos pequenos a importância em compartilhar?

Olá mamães e papais!
Hoje vou dar dicas sobre algo muito importante: Compartilhar. É normal que as crianças com o tempo acabem desenvolvendo atitudes egoístas, mas mesmo sendo algo comum, isso não pode ser simplesmente ignorado pelos pais, é necessário ensiná-los a respeitar o próximo e a base disso é sempre possuindo um espírito altruísta, disposto a compartilhar.
Separei 4 dicas que com toda a certeza ajudarão nesta missão:
1 – Comece por você 🙂
Ops! Sobrou para o papai e para a mamãe, é isso mesmo? Rs Sim! O exemplo deve começar por quem está ensinando. Se seu pequeno ver atitudes egoístas vindo de sua parte, com toda a certeza ele se sentirá muito mais à vontade para negar algo aos demais. Então sempre compartilhe, divida algo na frente do seu pequeno, mostre que você pensa no próximo.
2 – Sempre o elogie
Sempre esteja por perto e elogie cada momento em que seu filho demostrar ações altruístas. Mostre a ele como você está orgulhosa pelo o que ele fez.
3 – Interfira
Percebeu que o pequeno não está compartilhando algo? Chame sua atenção e ensine-o a brincar compartilhando algo com os demais. Sempre mostre tristeza ao ver ações como essa, para que a criança entenda que o que ela fez não é legal.
4 – Interferiu e o pequeno não gostou?
Calma, leva um tempo para mudar um estilo de ver a vida. É normal que nos primeiros momentos o seu pequeno fique triste, chore ou brigue até mesmo com você. Seja paciente, retire-o do local e converse com ele. Sempre faça isso, e em um determinado momento você não precisará tomar mais essa atitude.
Com essas dicas vamos criando e melhorando o mundo ao nosso redor ❤️

Comentários