Você sabe a origem da festa junina?

Olá, crianças, mamães e papais!

Vocês já se perguntaram como surgiu a festa junina? Onde começou? Quem criou?

Se você já se fez essas perguntas, não está sozinho (a), hoje vou te ajudar a descobrir tudo sobre essa época tão legal, fico muito animada para começar as festanças. Nesse mês acontecem as festas de Santo Antônio no dia 13 de junho, de São João, dia 24, de São Pedro, dia 29 de junho. Há muitos motivos para comemorar durante o mês todo e até fazer uma festa tardia, a julina. Tem várias versões sobre como essas comemorações começaram, listamos duas.

Uma das histórias conta que a festa surgiu há muito tempo atrás durante o Solstício de verão da Europa, que acontecia no mês de junho.

A outra história conta que os países católicos da Europa trouxeram a festa para o Brasil durante a colonização. A Festa Junina era feita em homenagem a três santos, lembram:  Santo Antônio, São João e São Pedro. A quadrilha é uma dança que surgiu como forma de agradecimento a esses santos pela época de colheita do milho e do amendoim, que acontece no mês de Junho.

Aos poucos as festas juninas foram sendo realizadas em todo Brasil, mas principalmente no Nordeste, região em que as comemorações duram um mês e contam com muitos turistas.

As festas ganharam símbolos característicos como a fogueira, várias brincadeiras, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifícios, casamento na roça e outros. Não posso esquecer das comidas típicas como, pamonhas, pipoca, canjica, curau, paçoca, só delícias.  Nas escolas de todo Brasil é muito comum ter todos os anos a festa junina com quadrilha e barraquinhas de comidas. São festas muito alegres e divertidas e muita música regional como forró e sertanejo.

Vocês gostam dessa época?

Gostaram de saber um pouco sobre essa festa tão famosa?

Beijinhos de morango.

 

Comentários