Conheça 5 princípios para ensinar às crianças

Olá, mamães e papais!

Nossos pequenos precisam de bons ensinamentos para aprender bons valores e ser capazes de ser exemplos onde estiverem. Para construir esses valores, é preciso praticá-los. Nada melhor que ensinar de forma sutil e doce.

  • Respeito

Ensinar sobre respeito às diferenças, à diversidade, às distintas culturas e raças devem fazer parte da educação dos pequenos desde cedo. As crianças devem respeitar aos demais independentemente de sua cor da pele, traços, cabelo, sem criticar, e sim, valorizar e querer aprender com o próximo.

  • Amor próprio

O respeito está ligado ao amor próprio pois, ao aprender a respeitar as pessoas, a criança cria um vínculo de compaixão por elas e aprendem a se valorizar. Lógico que isso vai acontecendo de forma sutil e a participação de vocês, mamães e papais, é ajudando a entender o que acontece com seu filho, como ele lida com suas emoções e que é fundamental sentir-se bem consigo mesmo.

  • Honestidade

A honestidade envolve a formação da personalidade e do caráter. O primeiro princípio que envolve a honestidade é dar exemplo. Não minta para seu pequeno. Outro passo é encorajar seu pequeno a dizer a verdade sempre. É importante deixar claro para as crianças que um comportamento honesto atrai bons amigos, que vão confiar e respeitá-los.

  • Gratidão

É preciso ensinar sobre ser gratos e expressar gratidão em diversos momentos no seu dia. Por exemplo, para que eles desenvolvam uma visão mais positiva da vida, peça para que falem sobre fatos, pessoas, momentos que eles ficaram agradecidos no seu dia. Também é importante que elas entendam que dizer obrigado(a) quando alguém faz uma gentileza para elas é uma atitude que precisa ser presente no seu dia.

  • Compartilhar

A partilha implica em empatia, viver em harmonia. Dividir o brinquedo com um amiguinho ou irmão não é tão fácil assim, como também o sentimento de posse do irmão mais velho em relação aos pais também pode surgir. O ideal é conversar, entender qual argumento o pequeno tem em não querer dividir algo e depois explicar que é muito importante partilhar, não só objetos, mas também tarefas, cooperar, emprestar. Assim, eles vão perceber as consequências dos bons atos.

O aprendizado vai acontecer ao longo do crescimento dos pequenos, então as mensagens vão sendo constantemente repetidas e estimuladas. Seu filho vai aprender com você, se inspirar em você.

Beijinhos de morango :*

Comentários