A importância da criança brincar de faz de conta

Olá, mamães e papais!

Usar a imaginação e a fantasia, recriando a realidade no faz de conta possibilita aos pequenos desenvolver sua capacidade de interpretação, expressar sentimentos, ter uma conversa entre seu mundo interior e o mundo real, dando novos significados as coisas.

As minhas dicas de hoje são de ideias para estimular o faz de conta que você pode brincar com seu filho e se aventurar no mundo da imaginação.

  • Brincar de boneca

Brincar de boneca ajuda a expressar emoções, desejos, recria situações pelas quais a criança passa ou aquilo que está tentando entender. Ao brincar, é importante não interferir e deixar que a criança conduza a historinha. Assim, ela pode exercitar sua imaginação e expressar seus sentimentos de forma livre.

  • Brincar de casinha

Aqui, seu pequeno consegue assumir papéis, criar personagens, simular sua realidade. Nessa brincadeira, eles retratam sua interpretação sobre a função dos adultos e da sociedade, assumem uma postura de responsabilidade, imaginando limpando a casa, cozinhando, indo ao mercado, dirigindo.

  • Fazer comidinhas

Uma brincadeira que pode ser feita ao ar livre, usando elementos ao seu redor. Pode usar terra, areia, massinha, plantas como ingredientes, combina-los, separa-los, alimentar as bonecas.

  • Livro de história

Os livros são uma excelente ferramenta para estimular a imaginação das crianças, além de ser uma boa forma de incentivar o hábito de leitura nas crianças. Ao ler para seu filho ou acompanha-lo na leitura, interprete os personagens, dê vozes diferentes para cada um. Assim, aprendem a identificar aos distintos personagens: os bons, os maus, os mais jovens ou mais velhinhos.

Brincar de faz de conta ajuda a fornecer estímulos, partilhando muito aprendizado. Crie, imagine, se divirta e proporcione memórias incríveis com seu pequeno.

 

Beijinhos de morango :*

 

Comentários