5 preparativos essenciais para a Volta às Aulas

Olá, mamães e papais! 🙂

As aulas já estão chegando! E eu sei que preparar os pequenos para este momento pode ser um desafio, mas eles precisam muito da ajuda de vocês para se encaixar novamente dentro da rotina escolar depois das férias. Com as minhas dicas de hoje, vocês poderão estar presentes e contribuir para deixar tudo mais tranquilo.

  • 1) Atente-se as mudanças

Se o seu pequeno mudou de escola ou vai passar por uma série de transição é importante acalmá-lo e demonstrar muito apoio. Uma boa ideia é conversar com os professores sobre as mudanças nos horários e pegar algumas dicas sobre como explicar isso às crianças de forma lúdica e didática. Visitar a escola antes também pode ajudar as crianças a se sentirem mais seguras.

  • 2) Verifique o cronograma escolar

Fique atento ao calendário escolar para que os pequenos não percam o primeiro dia de aula. Converse com eles sobre isso e deixe que eles saibam e aguardem as datas junto com vocês.

  • 3) Cuidado com o trânsito

O trânsito das capitais durante esta época do ano sempre fica mais congestionado. Para que não aconteça nenhum imprevisto, se certifique de quanto tempo você levará até a escola em um horário de pico.

  • 4) Prepare o material junto com as crianças

O momento de arrumar o material para a Volta às Aulas é muito importante, pois é mais uma maneira de incentivar o seu filho a gostar da escola. Se você puder, deixe que ele participe na hora da compra, ou ajude-o a customizar suas coisas com adesivos ou recortes. Depois, certifique-se que a criança levará a mochila com todo o material necessário para o início do ano letivo. Não se esqueça de ficar atento ao peso que os pequenos estão carregando 🙂 Algumas escolas já pedem que as crianças levem todos os livros para que eles sejam guardados por lá.

  • 5) Auxilie no controle da ansiedade

Todo começo de ciclo deixa as crianças mais ansiosas ou nervosas. É importante inspirar segurança e tranquilidade para acalmar os pequenos e dar todo o suporte necessário. Se for possível, programe alguns eventos com os amiguinhos da escola antes da Volta às Aulas para promover uma reaproximação entre os pequenos.

Gostaram das minhas dicas?! Estar atento aos passinhos dos pequenos em todas as etapas e momentos da vida deles é muito importante para vê-los crescer saudáveis, preparados e felizes! Um bom retorno às aulas para todos vocês.

Beijinhos de morango! <3

Comentários