5 maneiras divertidas para ensinar sobre cores

Olá, papais e mamães!

Quem não ama cores, não é mesmo?! As cores fazem parte do nosso mundo e podem deixar tudo a nossa volta mais vivo e mais bonito. Estimular as crianças desde cedo com brincadeiras que envolvem as cores é unir aprendizado e diversão, contribuindo para que eles tenham um maior desenvolvimento cognitivo em diversas esferas. Querem saber mais? Confiram as minhas dicas:

  • Objetos e cores

Uma brincadeira simples, mas também muito divertida é separar objetos diferentes, mas que sejam da mesma cor. Escolha uma cor e peça aos pequenos que busquem objetos pela casa daquela cor. Dependendo da idade dos participantes, pode até virar uma gincana ou uma competição. Para os menorzinhos, usar uma cartolina para representar as cores e deixar que eles levem o tempo que precisarem pode ser mais interessante.

  • Água colorida

Basta pegar alguns potes, enchê-los com água e usar corantes de cores diversas. Depois é só deixar que a criança experimente misturas inusitadas e descubra, na prática, sobre cores primárias (azul, amarelo, vermelho) e secundárias (roxo, laranja e verde) e como elas estão interligadas. Além disso, essa brincadeira também é um ótimo exercício de concentração.

  • Cores no filtro de papel

Vocês vão precisar de canetinha esferográfica, um filtro de café, uma tesoura e um pote com água. Cortem o filtro para que permaneça somente uma folha. Depois é só deixar os pequenos escolherem a cor da canetinha e pedir que eles risquem o filtro. Mergulhem o filtro riscado no pote com água e esperem a mágica das cores acontecer. A água vai decompor a tinta e novas cores vão surgir. Ensine aos pequenos que essas são as cores usadas para atingir o tom da canetinha. Eles vão amar! <3

  • Tintas dançantes

Coloque um pouco de leite em um prato fundo. Escolha três cores de corante junto com os pequenos, e pingue em três lugares do prato, distantes um do outro. Dê um cotonete as crianças e peça para elas mexerem no líquido do prato. As cores vão se misturar e vai parecer que elas estão dançando! É muito lindo.

  • Erupção das cores

Em um recipiente de vidro, coloque vinagre branco até a metade. Escolha uma cor de corante com os pequenos e pingue no vinagre. Misture bem com uma colher e depois adicione detergente. Por último, peça para as crianças prestarem atenção e coloque bicarbonato de sódio. A erupção de cores que vai acontecer é muito divertida, eles vão adorar! Dica: use três copos, e faça três cores diferentes ao mesmo tempo, para que eles possam ver a diferença.

Será que as crianças vão ficar muito felizes com essas brincadeiras?! Me contem depois nos comentários!

Beijinhos de morango e até a próxima!

Comentários