5 dicas para estimular as crianças a ler mais

Olá, mamães e papais!

Incentivar o hábito da leitura nos pequenos é uma missão muito importante que influencia na sua criatividade, memória, capacidade de concentração. Como tornar esse hábito saudável e prazeroso? Vem conferir as dicas que separei

  1. 1. Crie um momento de leitura

O momento da leitura pode ser transformado em uma atividade em família. Cada um com seu livro pode conversar sobre o tema. É importante fazer perguntas ao seu pequeno sobre o que entendeu da história, o personagem que mais gostou.

  • 2. Frequente livrarias e bibliotecas

Levar os pequenos à livrarias, bibliotecas, bienais faz com que eles conheçam um novo mundo, além de ser uma ótima opção de passeio em família. Nesses ambientes, eles podem escolher os livros que querem ler, e ficar mais íntimos do universo dos livros.

  • 3. Tenha a tecnologia como aliada

Mesmo com tantos atrativos para desviar a atenção do seu pequeno, existem e-books, que são livros portáteis em formato digital que podem ser lidos em tablets, smartphones e você pode criar uma biblioteca virtual. É importante mesclar o uso das ferramentas e não esquecer dos livros físicos.

  • 4. Incentive a troca de livros entre amiguinhos

Uma história boa deve circular, ser compartilhada. Ao trocar livros entre amigos, primos, vizinhos, isso incentiva o contato com um maior número de livros e também faz com que seu pequeno crie responsabilidades ao cuidar bem do livro emprestado.

  • 5. Promova atividades que envolvam a leitura

Um bom exemplo de atividades são as voltadas à culinária. Seus pequenos podem ler a receita, além de escolher qual receita fazer. Também, ao passear de carro, desafie os pequenos a ler as placas nas ruas, fachadas.

 

Gostaram das minhas dicas para incentivar a leitura? Lembrando que é importante manter constantemente as ideias em prática e ser um bom exemplo de leitor para seus filhos.

 

Beijinhos de morango e até a próxima.

Comentários